Abordagens e escolas de postura na fisioterapia 20/03/2022

20/03/2023 10:48

Autor: Prof. Dr. Aderbal Aguiar, CV Lattes http://lattes.cnpq.br/8760300182929573

Os fisioterapeutas utilizam várias abordagens e escolas de postura para avaliar, tratar e prevenir problemas relacionados ao sistema musculoesquelético. Algumas das principais escolas e abordagens incluem:

• Método McKenzie: Esta abordagem é focada no auto-tratamento e na prevenção de problemas relacionados à coluna vertebral, como dores nas costas e no pescoço. O método incentiva a realização de exercícios específicos e a adoção de posturas adequadas para reduzir a dor e melhorar a função.
  • Método Feldenkrais: Este método visa melhorar a consciência corporal, a coordenação e a postura através de movimentos suaves e conscientes. A abordagem é baseada no princípio de que o movimento eficiente e o alinhamento postural podem ser aprendidos e aprimorados ao longo do tempo.
  • Método Alexander: Esta abordagem busca reeducar os padrões de movimento e postura habituais para promover o uso eficiente e equilibrado do corpo. Os fisioterapeutas que utilizam este método ajudam os pacientes a identificar e corrigir tensões desnecessárias e maus hábitos posturais.
  • Reeducação Postural Global (RPG): A RPG é um método terapêutico que visa corrigir desequilíbrios musculares e posturais, baseando-se na individualidade do paciente. A abordagem trabalha com alongamento e fortalecimento dos músculos e a correção de posturas inadequadas.
  • Método Pilates: O Pilates é um sistema de exercícios que promove o fortalecimento, a flexibilidade e o equilíbrio muscular, enfatizando a postura correta e a coordenação dos movimentos. Os fisioterapeutas podem usar o Pilates como parte de um programa de reabilitação para melhorar a postura e a função.

Cada paciente é único e pode se beneficiar de diferentes abordagens. Os fisioterapeutas selecionam e adaptam as técnicas e métodos mais apropriados para atender às necessidades específicas de cada indivíduo.